Páginas

Seguidores

terça-feira, 21 de novembro de 2017

E hoje, um PAP do Blog!! :-)

Olá pessoas!
Há muitos anos fiz um "mini mini" com a Mara Oliveira Baumgardt que eu amei demais!!! De lá para cá, sempre que pude, eu fiz minhas próprias versões dele e com elas eu presenteie e decorei!
Dia 11/11, sábado passado, no encontro do mês de novembro do Grupo de Scrap Tramas, Pinceis e Papeis, pelo qual eu era responsável, optei por convidar as meninas para aproveitar e conhecer o Espaço Casa Bela, já que a Casa é linda e, com um dia ensolarado, a vista de lá fiaca ainda melhor e fazer alguns itens em scrap para decoração de Natal! Então, levei para as meninas um projeto com uma destas minhas versões deste projeto, que segue abaixo:


A particularidade deste mini mini é que ele é pequeno o suficiente para ser um enfeite para a árvore de Natal que pode ser pendurado assim, fechado, ou aberto, quando se transforma numa estrela.
Em virtude de muitas pessoas terem ficado coriosas a respeito deste mini, resolvi trazer aqui um passo a passo em fotos dele. É o primeiro PAP que faço, então peço paciência com ele e fico a disposição para esclarecer duvidas! 

No kit que fiz, estava incluso os seguintes materiais:
a) Um pedação de 10 x 30 cm de Papel Canson Vermelho de gramatura 180
b) Uma folha tamanho A4 de papel reciclado de gramatura 120
c) um guardanapo de motivos natalinos para a decoração
d) Três pedaços de 9 x 13,5 cm de papel de scrap 
e) Dois pedaços de 5 x 5 cm de papel triplex
f) 70 cm de fita vermelha
g) Uma chavinha de metal
h) Uma correntinha para chaveiro
i) 1 m de fio de bordado para o tassel
j) meia-pérola e um recorte de floco de neve

Além disso, para desenvolver o projeto utilizei:
a) Cola branca
b) Dobradeira
c) Base vincadora
d) Base de Corte
e) Estilete
f) Carimbeira marrom
g) esponja ou alguma ferramente para "envelhecer" os recortes.

Agora o PAP:

1) Para começar corte o papel vermelho em 3 pedaçoes de 10 x 10 cm


2) Com o auxílio da Base Vincadora dobre cada um destes pedaços ao meio, uma vez na medida vertical, outra na horizontal e uma vez transversalmente, conforme segue:



3) Faça com que cada pedaço fique na medida 5 x 5cm, dobrando-os como segue:


4) Tendo feito estas dobras, chega a hora de colar estes três, formando o miolo do mini, tomando o cuidado de deixar as aberturas da dobradura simetricamente abertas:


5) O resultado dever ser o seguinte:


6) Uma vez tendo colado o miolo deixe-o sob algo pesado para que a colagem fique perfeita enquanto encadernamos as capas. 
Então, pegue os dois pedaços de papel triplex (elas podem ser feitas com hoeller, ou até com papelão de embalagens, tomando o cuidado de utilizar um material que não seja muito grosso para que não fique grosseiro. Cole cada um dos pedaços de papel triplex (ou outro que tenha escolhido) no centro de pedaços de 8 x 8cm do papel reciclado.  


7) Após, com o auxílio do fio de cabelo, corte os cantos para que a encadernação fique caprichada, e depois cole as sobras do papel, fazendo-o a cada dois lados opostos e cuidando no acabamento dos cantinhos, empurrando-os antes de fazer o segundo par de dobras:



8) Cada capa deve ficar mais ou menos assim:

             

9) O próximo passo é colocar a fita vermelha para amarração, que será usada quando quisermos deixar o mini fechado e pode ser usada também para pendurar a estrela. Esta fita ficará presa entre o miolo e a capa, mas para ajudar na fixação, antes de colocar cola no miolo e capa com ela no meio eu a prendi com fita dupla face:



10) Cuidado ao colar as capas no miolo. Um dos cantos que tenha a fita de cada capa deve ficar na parte aberta do miolo:


11) Se você fizer corretamente o passo 10, deve poder fazer o seguinte com seu mini:




12) Chegando aqui, só falta a decoração! Como mencionei anteriormente, optei por utilizar um guardanapo para fazer a decoração, laminando-o com o papel reciclado. Então, enquanto deixei o mini com a cola secando sob algo pesado, comecei removendo do guardanapo as películas brancas sob a decorada e colando a decorada no pedaço de papel reciclado:



13) Uma vez laminado o guardanapo, é preciso aguardar a secagem completa da cola antes de poder recortar os elementos. Deste modo, retomei o mini e, após recortar os papeis decorados, os envelheci com a carimbeira de distress e os colei nos espaços do mini conforme achei mais interessante. Esta etapa é bem livre, pois como mencionado antes, se trata de decorar, o que é muito particular:





14) Com a cola do guardanapo estando seca, os elementos podem ser recortados e colado nos espaços triangulares ou onde for desejado. Sugiro sempre usar os espaços onde há a dobra e sobrem triângulos, pois nos quadrados podem ser colocadas pequenas fotografias:

     

15) Para a finalização incluir metais,  tassel, recorte e meia-pérola, para o charminho.


O post foi grande, mas achei que era necessário para o PAP. Espero que tenham gostado!

Um grande beijo

Eliane (lili) Rampon





Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário e pela visita! :-*